Tradução do livro The Way I Am 6º capitulo

Veja todos os capitulos anteriores

Capitulo 6
ANGER MANAGEMENT


EU SEMPRE TIVE PROBLEMAS COM O MEU TEMPERAMENTO.
Quando eu olho para trás e me vejo naqueles anos em que tudo estava acontecendo, eu acho que talvez no começo eu tenha sido um pouco, sabe, agressivo de mais e barulhento de mais. era como se eu tivesse uma voz e eu quisesse ser ouvido. "Não se meta comigo", ao ponto das pessoas começarem a questionar talvez, "por que esse cara é sempre tão nervoso? Ele sob o crack? Ele ta drogado?". Eu olho para traz e vejo as entrevistas antigas e ainda me pergunto, por que eu era tão agitado?

Eu passei por uma fase no passado que eu estava exibindo armas fora do estúdio e você sabe, apontando armas para uns filhos da puta, mirando na cara de alguém, sem perceber que eu poderia ir para prisão por causa dessa merda.

No passado quando eu morava na Hayes Street, diferentes pessoas costumavam vir e bater na minha porta o tempo todo. O primeiro álbum tinha sido 4x platina. Finalmente eu tinha algum dinheiro. Eu me lembro de pensar: "Eu tenho uma casa, posso relaxar". Era a primeira vez na vida que tinha uma casa que podia chamar de minha e ninguém seria capaz de me tirar de lá. Do outro lado da rua tinha um trailer park. Então você já sabe. Às vezes as crianças sentavam e esperavam até eu sair de casa.

Outras vezes eles nem esperavam eu sai. Eles vinham e batiam na porta. A campainha não parava de tocar. Eu estava começando a enlouquecer. Assim que eu abria a porta da frente os flashes das câmeras começavam. Eles começavam a gritar. Eu estava ficando doido. Em uma das vezes coloquei uma pistola no rosto de um dos garotos. Estava descarregada, mas ainda assim. Era a coisa certa a fazer? Porra, não! Mas meu temperamento estava fora do controle. Graças a Deus eu tinha controle suficiente para não fazer algo trágico. Eu tinha que mudar dali antes que eu acabasse machucando alguém.

A primeira arma que tive foi comprada legalmente. Quero dizer, eu não tinha a licença do porte ou da posse, mas a arma era legal.
ESSA PEQUENA PEÇA DE METAL ME METEU EM UMA PUTA CONFUSÃO, como a confusão que aconteceu no estacionamento. Você já deve ter ouvido falar - eu, a arma, um cara que tava com Kim, e um estacionamento com carros e muita gente.

Hey, vocês tem de reconhecer que eu sou um homem com estratégia. verdade seja dita, elas não são as melhores do mundo, mas há um pensamento em cada movimento meu. Então, eu vi um episodio de "Cops" que se passava em Michigan, certo? O episodio dizia que em Michigan você recebe uma pena de até um ano para cada bala se você não tiver o porte da arma. A minha lógica super idiota na época era de nunca ter mais de três balas na arma. Dessa forma, se eu fosse preso, eu não pegaria mais que 3 anos. Eventualmente eu cheguei a tentar retirar o porte da arma. Quando me perguntaram por que eu precisava de uma arma eu disse: "Bom, eu já vendi 3 milhões de álbuns..."
 Finalmente eles me aprovaram. Tudo que eu tinha de fazer era um curso para aprender a usa-la, que eu comecei, mas nunca terminei. De qualquer forma, é por isso que jogo toda a culpa no "Cops".

Então eu fui aquele estacionamento com uma arma e sem balas. Deixe eu te falar uma coisa: armas são ruins. A coisa toda terminou com eu sendo acusando de ameaçar um cara que estava beijando a minha mulher com uma arma de fogo. O problema é que, naquele mesmo fim de semana eu tive uma briga com esse cara que estava trabalhando para uns antigos inimigos, Insane Clown Posse (ICP). Essa merda não me ajudou nenhum pouco o meu caso, especialmente porque havia uma arma envolvida ali também. Em um final de semana eu consegui me envolver em três processos. E eu estava sóbrio! Sem drogas. Só paixão. Milhões de pessoas alegam crime passional e essa merda toda.

Não é como se eu nunca tivesse tido problemas com a justiça antes. A primeira vez que me meti em um problema era só Proof e eu mais esse outro cara zoando. As vezes saíamos para exibir nossas armas - de paintball - e zoar com alguns caras de Detroit. Fazíamos isso toda sexta a noite.

Isso aconteceu por volta de 1992 - um ótimo ano para o hip-hop - antes de eu consegui um contrato né. Eu tinha 20 anos. Nesta noite em específica estávamos dirigindo pela cidade atirando com a arma de paintball do carro. Eu virei na rua errada e acabando perto da Wayne Capte University, onde encontramos uns garotos brancos andando de skate. Paramos e Proof foi ate as costas de um cara e atirou por trás da cabeça dele, umas três vezes: pow! pow! pow! Proof saiu rindo. Cara, em curta distância essa bala dói pra caralho! Sabe o que estou dizendo? Mas esse garoto reagiu como se estivesse sob o efeito de acido ou algo assim. Ele nem se mexeu, ele nem tentou cobrir a cabeça, continuou na dele e voltou pro skate. Foi cena digna de "Alem da imaginação" sabe. E no momento seguinte havia sirenes tocando e cinco policiais correndo.

Um policial em especial acabou comigo. Ele me jogou com a cara no chão e me algemou. Um outro policial agarrou os meus brincos e falou "Gosta de usar brincos uhn você é viado? Hein seu branquelo?" Eu usava uns aros pequenos e ele arrancou. Um outro fez Proof comer grama, literalmente, pegou a grama e jogou na boca dele. Em um momento uma policial falou "tem pessoas com câmeras aqui agora. Cara como eu queria que alguém tivesse gravado aquilo. Proof e eu fomos colocados na mesma viatura - melhor dizendo, fomos jogados. Nós dois fomos algemados. E eu disse a ele, "Droga eles te foderam hein?" e ele disse "Me foderam? olha pra você!" Eles não quiseram tirar foto para nos fichar por causa da nossa aparência  Afinal de contas, até machucaram as minhas costelas eles conseguiram! Minha mãe sempre adorou uma ação judicial então ela tirou fotos das minhas costelas. Doía pra caralho!

Acabamos ficando na cadeia em Detroit, uma daquelas infestada e superlotadas. Lá nós descobrimos que acabamos aceitando uma pessoa com os tiros de tinta, e bem no pinto do cara. Acertamos as bolas de alguém com uma arma de paintball!! O cara queria prestar queixa, e os policiais diziam que era crime de lesão corporal - podíamos pegar 5 anos! Sentamos com o delegado e ele: "Vocês podem pagar por um advogado?", estávamos fodidos! Pensava, "puta merda!lá se vai a minha carreira no rap. Lá se vai tudo!"

Mas ai aconteceu que os caras que tínhamos acertado não apareceram no tribunal, então tecnicamente nos livramos. Quando sai do tribunal eu me lembro do sentimento tipo: Ahhh Meu Deus! Obrigado Jesus!


Então sim, eu tenho já um histórico que envolve policiais e tribunais, mas o incidente com a arma de verdade foi o mais notório. Eu consegui condicional no problema com o ICP. Por carregar uma pistola sem autorização devida me aleguei culpado, e o juiz me liberou da ameaça a mão armada. O problema é que eu tive que fazer tratamento para controle de raiva. Não é muito difícil imaginar da onde saiu o nome da turnê "The Anger Management Tour" já que eu tinha que ficar frequentando a essas aulas. Supostamente, esse tratamento me deveria acalmar e me manter longe da prisão. Mas não era lá essas coisas. Eu chegava, conversava com um carinha lá e voltava pra casa. Não estou dizendo que não ajudou, mas não foi nenhum tratamento profundo.

O MEU HUMOR MUDA RÁPIDO.
Eu sempre fui assim. Quando eu bebia eu podia ficar de bom humor - carinhoso com todo mundo, achando que tudo é uma maravilha -  mas ai alguém ia e falava alguma merda para mim, e antes de você conseguir registrar não havia nada que meus seguranças podiam fazer para me impedir de reagir, dar um soco, chutar ou cuspir no cara algumas vezes antes de me tirarem. A coisa mais simples podia me tirar do sério, tipo a pessoa olhar meio torto pra mim. E eu não parava até sentir que aquela pessoa se colocou em seu lugar, que ela aprendeu a sua lição. Depois eu arrependido dizer "Me desculpa" várias vezes. Eu me sinto um idiota por agir assim. Tipo, porque eu não posso controlar isso?

Todos viram o episódio com o Triumph no VMA certo? Aquilo ali é um exemplo perfeito do que eu estou falando. Eu estava ali sentado em meu lugar, quando anunciaram que eu havia ganhado, apresentado por Christina Aguilera. No passado eu disse algumas coisas sobre ela, Moby disse algumas coisas sobre mim, e eu respondi a ele. Então eu estou sentado, do lado do Proof,e dai eles trazem o Moby e colocam ele pra sentar duas filas atrás de mim. E eu estou "que porra ta acontecendo? O que eles estão querendo fazer". Eu estava com Moby atrás de mim, Christina no palco e dai aparece esse boneco de cachorro na minha frente. Eu estava tão ocupado com a turnê e fazendo o meu trabalho que não tive tempo de assistir Tv, eu não tinha ideia de quem era aquele cachorro. Tudo o que eu via era Moby, Christina e esse cara abaixado colocado esse fantoche no meu rosto, tentando ser engraçado. Eu nem vi o boneco, sabe? Minha reação natural foi "Tira essa porra do meu rosto. Tira a porcaria da sua mão do meu rosto". E foi ai que eu meio que pedi o controle. Eu devia ter mantido a minha compostura, mas em vez disso eu mostrei meu dedo bem na cara do Moby. E na cara dele disse "Vai se foder".

Quando me disseram que eu ganhei, eu fui até lá em cima e abracei a Christina porque nossa briga nunca foi lá essas coisas. Eu só estava falando mal dela para me separar daquele grupo porque eu não queria ser classificado na categoria Pop. Quando eu a abracei achei que estava sendo maduro ali. Mas no backstage na sala verde, eu pirei. Tinha ali um frigobar com algumas bebidas, eu perguntei se alguém queria e ninguém quis. Então eu peguei o frigobar e joguei ele do outro lado da sala contra a parede, basicamente destrui a sala.

Acontece que, no mundo do hip-hop se você fala de alguém é melhor você não encontrar com essa pessoa, você não sabe o que pode acontecer. Com Moby não é como se eu literalmente quisesse botar as minhas mãos nele. Mas é que, por toda a minha vida eu fui treinado a reagir de certa em forma em determinadas situações. Meu instinto era, se alguém fala de você, você vê essa pessoa, você briga com ela. Mas Moby? Serio? Eu ia brigar com Moby? Eu ia brigar com um boneco? Eu nãos sei se alguém um dia vai entender isso. Mas foi muita coisa diferente de uma vez só - Moby, Christina, o boneco... Eu pensava, "Okay, alguém realmente esta brincando comigo".

Eu deveria ter tratado a situação de forma diferente. Eu verdadeiramente acredito que se eu estivesse essa situação novamente, com toda a merda daquele boneco, eu agiria diferente. Eu realmente fico puto com as coisas mais ridículas do mundo. Um boneco.

Esse é o tipo de coisa que acontece que me faz pensar "talvez eu devesse voltar para a terapia de controle de raiva". Porque obviamente eu não aprendi. ate hoje parte de mim me faz sentir, "Eminem, em qualquer hora que você bebe você fica violento". Mas ai outra parte de mim fala "Não, sempre que alguém tenta de foder , é ai que eu fico violento". Mas se estou bêbado e alguém me fode, a coisa é pior. Tai o motivo porque eu nunca saio.

Eu não me orgulho deste problema. Hoje eu estou melhor do que antes. Estou. Mas eu ainda sou todo problemático. Eu tenho 35 anos de idade. Sou pai. E uma vez que você atinge a casa dos 30 supostamente você devia agir como um homem maduro, mas o que isso quer dizer? A verdade é que muita coisa me deixa no limite. Até hoje. E pode ser a coisa mais simples, como me perguntarem a mesma pergunta várias vezes, ou um rapper que não esta no meu nível tentar criar uma briga comigo. É tanta coisa! Deus sabe, 10 anos de carreira e eu não quero que minhas filhas vejam isso em algum lugar, "olha ele acha que é legal agir assim". Porque eu não acho legal. A moral dessa história é que não é legal andar por ai com o peito estufado dizendo; "Olhem pra mim, eu sou um cara durão!"

Mas sabe, quando você cresce como eu - se vigiando e brigando por tudo - te deixa nervoso fácil. Verdade. É algo que eu já tentei bloquear, mas ai eu penso em quantas escolas eu já frequentei e toda aquela merda e me faz perceber "não é por menos que eu fique nervoso com tudo". Era quase como se fosse uma maneira de eu responder àqueles me irritaram a vida toda - dar o troco a caca bully que implicou comigo, cada pessoa que me fodeu quando eu estava crescendo. O fado de que a vida de Hailie é tão diferente da minha é a coisa que eu mais me orgulho de ter conseguido fazer.

Acho que a idade também faz a diferença. Hailie e Alaina estão crescendo, e eu não levo tanta coisa a sério quando levava antes. Eu ainda tenho um temperamento forte, mas consigo controlar mais isso agora. Minha família vem em primeiro lugar. Marshall Mathers atrás das grades não é legal, Eminem atrás das grades é péssimo para os negócios. 

Armas e violência sempre estiveram presentes em minha vida - na vida de minha família, na minha vida social, em todo o lugar. Eu sempre fui fascinado por elas. Eu não digo que eu tirava onda, dava uma de traficante ou saia matando as pessoas. Mas foi assim que eu fui criado - mantenha-se firme e lute - então eu nunca achava que era um problema sabe?

Quando eu tinha 11 anos, morava em Missouri, meu tio me levava para um clube de tiros para ver. Tinha AK47. E eles descarregavam o cartucho inteiro. Quando eu tinha 7 anos de idade eu estava carregando a Colt 45 do meu tio Todd - a mesma Colt que eles alegavam que ele matou um cara no estacionamento de um mercado. Naquela idade, ele já me deixava atirar em latas de cerveja vazias. Parece doidera, mas é verdade. Qualquer pessoa que tem uma arma pode lhe dizer, elas te fazem sentir poderoso. Eu estava enfeitiçado. Óbvio, que não me sinto assim hoje. Eu já perdi muitos amigos, familiares e pessoas que me importo para as armas. Hoje eu prefiro usar meus punhos. (Brincando).

Eu não era muito próximo do meu tio Todd, mas ele era meu tio. Ele era problemático, mas não era um cara ruim. Até certo ponto, ele estava lá por mim - parecia mais um irmão mais velho que eu não conhecia muito bem. Claro, ele não era perfeito, mas ele amava crianças. Ele foi condenado por matar um cara que supostamente molestava crianças, e cumpriu a sua pena. Quando ele saiu, alguns anos atrás, ele se matou - atirou na cabeça no dia do meu aniversário. Foi muito confuso para mim. Sério, ele era um cara bem intencionado, mas não funcionava bem na sociedade.

Depressão é um problema da família. Meu outro tio Ronnie, se suicidou aos 19 anos e foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. Eu recebi o telefonema na casa de Kim e não registrei o ocorrido de primeira. Deixei o telefone cair de minhas mãos e caí de joelhos. Não fui ao funeral - foi em Missouri - porque eu queria me lembrar dele como me lembro hoje. E não ver ele dentro de uma caixa. Acho que consegui ir no de Proof porque já estava mais velho que antes. E com todo respeito, a cabeça do Ronnie se foi, e o caixão estava aberto. Eu não entendia isso. O cara explodiu a cabeça com uma arma - e por que você iria querer ver a cabeça de alguém aberta assim?

Quando Ronnie tinha 7 anos de idade, ele tocou fogo na casa da minha vó. Quando tinha 11 colocou um hamster no micro-ondas - ele explodiu. Ele sempre fazia essas coisas doidas. Ele também já estava cansado de apanhar do marido da minha avó. Quando a minha vó era casada com aquele cara - ele é ex dela agora - eu vi as marcas e já vi ele jogar Ronnie de uma escada. Acho que todo aquele abuso mexeu com a cabeça dele. Muita gente da minha família é meio ferrada por causa dos abusos. Se você voltar e ver os abusos que eu sofri não vai ser surpresa eu ter me tornado quem eu me tornei. Alguém que eu realmente não quero ser.

 Créditos e Agradecimentos á Eminem Forever

Comentários

  1. PARABÉNS A QUEM TEVE A DISPOSIÇÃO DE FAZER ESSE TRABALHO!
    A ANOS, PROCURO ESSE LIVRO TRADUZIDO, POR NÃO TER CONDIÇÃO DE COMPRA-LO, r$96,00 É PESADO E SÓ CHEGA COM ENCOMENDA!
    NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER, VCS POSTARAM PARA ALGUÉM QUE SE INTERESSA POR ESSA LEITURA, E PODEM TER TOTAL CERTEZA, QUE ESTOU MUITO FELIZ POR ESSA PUBLICAÇÃO!
    OBRIGADO!
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Amando a leitura do livro. Grato pela gentileza 2024

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidade: Amante brasileira faz revelações sobre Eminem

Fred Durst fala sobre o fim de sua briga com Eminem

Tradução do livro "The Way I Am" 1º Capítulo