8 referências de MMLP em MMLP 2



Talvez você tenha ouvido o novo álbum do Eminem The Marshall Mathers LP 2 que vazou nesta quarta feira (30/10). Haviam muitas expectativas para o álbum. Não apenas por ser um álbum do Eminem e todo álbum do Eminem vem com grandes expectativas, mas porque é oficialmente uma sequência de seu clássico dos anos 2000, The Marshall Mathers LP.

Ficamos nos perguntando como Eminem iria incorporar a essência de seu magnífico trabalho neste novo álbum. Em entrevista à Rolling Stone, Eminem disse sobre seu novo projeto: "Nomeá-lo de Marshall Mathers LP 2, obviamente eu sabia que iria causar expectativas. Eu não queria chamá-lo assim apenas por chamar... Não será uma continuação das músicas antigas. Para mim é sobre a energia, sobre a nostalgia." Então como reviver o espírito do álbum? Bom, há nele várias referências líricas que os Stans facilmente identificam. Então, vamos a estas referências:

"It's just me, you, and the music now Slim, I hope you hear it/We're in the car right now..."
 Música: "Bad Guy"
 Música Original: "Stan"
 Letra Original: "So this is my cassette I'm sending you, I hope you hear it/I'm in the car right now, I'm doing 90 on the freeway."

O melhor de "Bad Guy" é quando Eminem troca de papel no meio do som e se revela como Matthew Mitchell, irmão de Stan, mas ele está rimando com ele mesmo. Matthew sequestra Eminem e usa uma das linhas mais memoraveis de "Stan".


"Wait, here comes my favorite lyric/I'm the bad guy who makes fun of people that die/And hey here's a sequel to my Mathers LP just to get people to buy."
 Música: "Bad Guy"
 Música Original: "Criminal"
 Letra Original: "I'm the bad guy who makes fun of people that die/In plane crashes and laughs as long as it ain't happened to him."

Seguindo a linha de "Stan", ele refaz o uso de uma linha de "Criminal" para fazer piada dele mesmo uma vez que sente prazer em ver as pessoas morrerem. Entretanto, a seguinte linha pode ser uma jogada de marketing e sugere um ceticismo profundo, ainda maior do que chocar as pessoas ao rir dos mortos.


"Parking Lot"
 Música: "Parking Lot"
 Música Original: "Criminal"

Uma das coisas mais intrigantes sobre "Criminal" - uma de suas melhores - é que há um skit no meio do som onde o Eminem rouba um banco e promete não matar a funcionária, mas acaba matando-a de qualquer forma, e depois o som volta de onde parou. Nesta faixa, ele continua de onde parou o skit e revela que o motorista, Mel Man, o abandonou. O que é de se entender já que Eminem quebrou a promessa de não matar ninguém. Então Eminem é forçado a se virar sozinho.

"I still am a criminal/10-year-old degenerate grabbing on my genitals."
 Música: "Rhyme Or Reason"
 Música Original: "Criminal"
 Letra Original: "I'm a criminal!"

Novamente, Eminem invoca "Criminal" - ele deve gostar do som tanto quando nós. Desta vez, ele retoma o vocal original que usou para soltar o título "CRI-MIN-AL". Ouvindo isso hoje, estamos surpresos que ele demorou para rimar esta palavra com "Genital".

"I'm just playing bitch, you know I love you."
 Música: "So Much Better"
 Música Original: "Kill You"
 Letra Original: "Haha, I'm just playing, ladies, you know I love you."

Em vez de voltar com o som ou a letra, Eminem invoca aqui algo que ele já usou duas vezes: uma em "Kill you" e outra em "White America" do The Eminem Show (ao final ele diz:, "Haha, I'm just playing, America, you know I love you." Hoje, como em "Kill You" e tantas outras faixas, em "So Much Better", Eminem descarrega seus problemas com relação ao sexo oposto.


"Like that one line I said on 'I'm Back' from the Mathers LP1/Where I tried to say I take seven kids from Columbine/Put 'em all in a line, add an AK-47, a revolver and a nine."
 Música: "Rap God"
 Música Original: "I'm Back"
 Letra Original: "I take seven kids from Columbine, stand 'em all in line/Add an AK-47, a revolver, a nine/A MAC-11 and it oughta solve the problem of mine/And that's a whole school of bullies shot up all at one time."

Talvez a linha mais ousada do álbum, Eminem relembra uma linha do MMLP polêmica que foi editada mesmo para os álbuns não censurados*. Sua linha em "I'm Back" fez um estrago na consciência dos americanos ao lembrar o massacre Columbine High School em 1999. Hoje, mais de uma década desde a tragédia, a controvérsia é apenas uma memória distante. Entretanto, no novo som "Asshole", ele faz referência ao incidente no cinema de Aurora em 2012. "This whole world is a mess," ele rima. "Gotta have a goddamn vest on your chest, and a Glock/Just to go out watch Batman."

*A linha original editada em todos os álbum é: "It doesn't matter your attorney Fred Gibson's a faggot." - provavelmente retirada, já que não é uma boa ideia insultar um advogado.


"The other day somebody got all elaborate/And stuck a head from a fucking dead cat in my mailbox."
 Música: "So Far"
 Música Original: "I'm Back"
 Letra Original: "I used to, get punked and bullied on my block/Till I cut a kitten's head off, and stuck it in this kid's mailbox."

Há uma grande diferença do jeito que o Eminem usa suas linhas em "I'm Back" e as usa em "So Far". Antes, ele falava sobre ser um garoto perturbado capaz de decepar um gato. (A crueldade contra animais é normalmente vista pelos psicólogos como um indício de um comportamento violento no futuro e abuso infantil). Desta vez ele não está falando dele, mas de um de seus fãs aleatórios que vai mais longe, além de tirar fotos com o celular.



"Went to Burger King, they spit on my onion rings/I think my karma is catching up with me."
 Música: "So Far"
 Música Original: "The Real Slim Shady"
 Letra Original: "And every single person is a Slim Shady lurking/He could be working at Burger King, spitting on your onion rings."

Essa é fácil de identificar. Não apenas por ser um de seus maiores sucessos, mas porque a batida de "The Real Slim Shady" toca neste momento. É legal ver o Eminem incorporando a sabedoria dos Upanishads em seu trabalho.

Fonte: Complex.com
Créditos: Eminem Forever

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidade: Amante brasileira faz revelações sobre Eminem

Fred Durst fala sobre o fim de sua briga com Eminem

Tradução do livro "The Way I Am" 1º Capítulo