Biografia


Nome verdadeiro: Marshall Bruce Mathers III
Nomes artísticos: Eminem, Slim Shady
Data de nascimento: 17/10/1972 (St. Joseph, Missouri)
Idade: 39 anos
Signo: Libra
Altura: 1,73 m
Peso: 67,5 Kg
Cor do cabelo: Loiro (Cor Natural: Castanho) atualmente preto.
Cor dos olhos: Azul
Mora em: Detroit, Michigan, Estados Unidos
Escolas: Lincoln High School em Michigan e Dort e Elementary School
Infância: Kansas City e Metro Detroit
Família: Debbie Mathers-Briggs (mãe), Marshall Bruce Mathers II (pai), Nathan Mathers (meio irmão, filho de Debbie), Betty Kresin (avó), Ronald Dean Polkingham (tio e melhor companheiro, também conhecido por Ronnie), Edna (tia), Charles (tio), Todd Nelson (tio, irmão de Debbie), Alaina (sobrinha, adoptada por Eminem, que agora vive com ele, mais conhecida como Lainie), Whitney (filha de Kim com outro cara) ele a adotou também.Kimberly Ann Scott (ex-mulher), Hailie Jade Scott (filha, 25/12/1995).

Marshall Bruce Mathers III (17 de Outubro de 1972 - St. Joseph, Missouri, Estados Unidos), mundialmente famoso por seu nome artístico Eminem, é rapper, compositor, produtor e ator. É vencedor de inúmeros prêmios, dentre eles: 1 Óscar, 16 BMA, 13 Grammy’s, 12 VMA, 11 EMA, 9 AMA, 7 TCA, 7 PCA, 5 WMA, 2 MTV Movie Awards. Já vendeu mais de 92 milhões de álbuns pelo mundo (44 milhões nos EUA — 100 milhões com as vendas do D12), sendo o artista que mais vendeu na década de 2000 e o Artista da Década pela Billboard. Emplacou 9 álbuns em #1 na Billboard 200, sendo 7 solo (6 de estúdio, 1 coletânea) e 2 com o D12.


Ao longo de sua carreira, ganhou mais de 200 prêmios;
Acumulou 13 singles #1 mundialmente;
Já vendeu mais de 12,5 milhões de álbuns apenas no Reino Unido.
Já vendeu mais de 33 milhões de downloads apenas nos Estados Unidos.


Entrou na lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos da Rolling Stone;
Ficou na 79° posição na lista dos 100 Melhores Artistas de Todos os Tempos da VH1’s;
Em 2008, foi nomeado o Melhor Rapper de Todos os Tempos pela revista Vibe;
Em 2010, a MTV o classificou como o sétimo maior ícone da história da música pop.


Felizmente, acabou sendo descoberto pelo rapper e produtor Dr. Dre, que o colocou no mundo da música, assinando mais tarde com sua gravadora, Aftermath Entertainment, e hoje, é um dos maiores artistas em vendas de todos os tempos. Protagonizou 8 Mile, seu filme semi-biográfico, onde ganhou o Óscar de melhor canção original em 2003, por Lose Yourself.

Biografia

Sua mãe tocou numa banda com o ex-marido no começo dos anos 70, chamada Daddy Warbucks.

Quando era pequeno estava sempre a ser agredido por colegas de escola. Até que um dia D’Angelo Baily, bateu tanto nele que este teve uma hemorragia cerebral e ficou 10 dias em coma, o que resultou numa música feita pelo próprio sobre isso, Brain Damage.

1983
Seu tio Ronnie lhe dá uma cópia da fita Ice T, ‘Reckless’ e foi a partir daí que percebeu que queria ser rapper.

1988
Começa a namorar com Kimberly, quando tinha 16 anos e ela 13.

1989
Com 17 anos, larga a escola, tendo repetido 3 vezes o 3º ciclo e decidiu não estudar mais e preocupar-se mais com o rap.

1990
Leva um tiro de um gang do seu bairro.

1993
Morre Ronnie, após cometer suicídio, com um tiro na cabeça. Foi um grande choque para ele, pois só passado 5 anos é que voltou a falar sobre o assunto.

1995
Dia 25 de Dezembro, nasce Hailie Jade Scott, sua filha com Kimberly.
Além dessa ter sido a grande felicidade deles, foi o que os manteve juntos por um bom tempo. Ele quer que Hailie seja atriz.

1996
Começa a trabalhar num restaurante chamado Gilbert’s Logde, em ST. Clair Shores, durante 3 anos.
Lança o Infinite, que vende cerca de mil cópias. Mas, antes de lançar seu primeiro álbum por uma gravadora local, forma o D12 (Dirty Dozen), junto com Proof e outros 4 rappers.
Desesperado para ser aceito no hip hop, montou o álbum no estilo de Nas e AZ. Infinite foi eu tentando descobrir o meu estilo, como eu queria ser lembra ele. Foi um crescimento. Infinite foi como uma demo”. Na sua opinião, não foi um bom álbum: “Isso foi um pouco antes de minha filha nascer, e dar um futuro a ela era tudo que eu pensava. Era muito pesado, por exemplo Nas ou AZ, aquele tipo de rap era moda na época. E eu sempre fui um pouco comediante, é esse o porque não era um bom álbum”.

1997
Participa no Scribble Jam e fica em 2º lugar, perdendo para o rapper Juice. Apresenta-se no Rap Olympics em Los Angeles e mais um vez fica em 2º lugar, perdendo para o mesmo rapper, Juice. Dr. Dre depois de ouvi-lo cantar assina um contrato na sua gravadora Aftermath.

1998
Lança o The Slim Shady EP que foi como um demo antes do seu primeiro CD comercial.
Em seguida,começa a fazer o The Slim Shady LP, o seu primeiro álbum numa grande gravadora. O primeiro single desse CD foi Just Don’t Give A Fuck.

1999
The Slim Shady LP é lançado dia 23 de Fevereiro, nos Estados Unidos, e com isso, o sucesso começa a aparecer, recebendo vários prémios.
O álbum permanece em 3º lugar na Billboard por várias semanas.
Começa a trabalhar em seu próximo álbum devido ao sucesso desse.
No dia 14 de Junho, casa-se com Kimberly.
Em setembro, sua mãe lança um processo de 10 milhões de doláres por difamação.

2000
The Marshal Mathers LP é lançado dia 23 de Maio nos Estados Unidos.
Começou a fazer sucesso no Brasil, com o primeiro single, The Real Slim Shady.
Em Julho, Kim tentou suícidio, cortando os pulsos, mas, apesar de tudo, conseguiu se recuperar. Um mês depois, terminam. E voltam, por poucos meses.

2001
Dia 1 de Março, divorcia-se de Kim.
É lançado o primeiro álbum do D12, Devil’s Night, no dia 19 de Junho, nos Estados Unidos.
Em 18 de Outubro, começam as filmagens para seu primeiro filme auto-biográfico, 8 Mile.
Este ano foi muito atribulado para ele, pois ficou cheio de processos.

2002
No dia 26 de Maio, saiu o seu mais esperado álbum: The Eminem Show, lançado nos Estados Unidos. O CD iria sair dia 4 de Junho, mas foi antecipado porque o álbum vazou na internet, muito antes do lançamento.

2003
Ganha 4 AMA’s, 2 Grammy’s, 2 Brit Awards, 1 Óscar (melhor canção original por Lose Yourself — mas não vai à festa) e 2 MTV Movie Awards (melhor ator e melhor ator revelação por 8 Mile), lança a sua grife de roupa, Shady Limited e produz para 2Pac na trilha sonora de “Tupac: Resurrection”.

2004
O novo CD do D12, “D12 World”, chega às lojas no dia 27 de Abril.
Apresenta Hip Hop Summit 2004 no Fox Theater em Detroit.
Processa a Apple, pois usaram um menino de 10 anos cantando Lose Yourself numa propaganda na MTV.
Se apresenta no MTV Movie Awards com o D12, e mostra seu traseiro no evento, onde tem a cena censurada. Junto com a Interscope e Sirius, lança uma rádio hip-hop sem censuras, no dia 28 de Outubro, chamado Shade 45. Nesse mesmo dia teve o evento do Shady National Convention.
Dia 12 de Novembro, é lançado seu quarto álbum de estúdio, Encore, que teve o seu lançamento antecipado devido a pirataria na internet.

2005
No dia 6 de Dezembro lança o álbum Curtain Call: The Hits, que contém alguns dos grandes hits de sua carreira. Álem da canção “Stan” (ao vivo) que gravou com Elton John, e a mesma “Stan” com a cantora Dido, quando a canção “Thank You” da mesma foi “sampleada” pelo rapper, que mais tarde veio a se tornar um sucesso em todo o planeta.

2006
É lançado oficialmente nos EUA o Eminem: Presents The Re-Up, produzido pelo Eminem. O álbum traz músicas de Obie Trice, Bizarre, Kuniva, Proof, Swifty, Eminem, Mr. Porter (mais conhecido como Kon Artis), Stat Quo e os novos membros da Shady Records, Bobby Creekwater e Ca$his. O álbum era para ter sido um mixtape sendo lançado com edições limitadas, mas gostou tanto do projeto que decidiu expandir e torná-lo um álbum oficial.

2009
Finalmente, é anunciado a sua volta ao mundo da música.
No dia 15 de maio, é lançado o sexto álbum de estúdio, Relapse, tendo como primeiro single, We Made You, lançado em 7 de abril.
We Made You, Crack A Bottle, 3 A.M., Beautiful e Old Times Sake foram os singles.
Ganhou o prêmio de Melhor Clipe de Hip Hop por We Made You no VMA.

2010
Em maio, lança por meio de sua rádio Shade 45 Not Afraid, o primeiro single de seu novo álbum, Recovery, que estreiou em #1 na Billboard Hot 100 e acabou se tornando a segunda canção de rap a fazer tal efeito. O álbum chegou às lojas dia 18 de junho na Europa, e 22 de junho nos Estados Unidos, estreiando em #1 pela sexta vez consecutiva. O segundo single, Love The Way You Lie, com participação de Rihanna, também atingiu o topo da Billboard Hot 100. No Love, com participação de Lil’ Wayne, foi lançado como terceiro single do álbum. O quarto e último single do álbum será Space Bound.

2011
Lançado em 14 de Junho de 2011 nos Estados Unidos, pela Interscope Records e Shady Records, Hell: The Sequel é o primeiro EP da dupla de hip hop Bad Meets Evil, formado pelos rappers Eminem e Royce da 5'9".
Conta com dois singles Fast Lane e Lighters em parceria com o Bruno Mars.


Problemas legais

Em 1999, a mãe de Marshall o processou por cerca de 10 milhões de dólares sob alegada calúnia sobre ela nas faixas de The Slim Shady EP. Ela conseguiu receber apenas US$ 1.600 em 2001 por danos morais.

Mathers foi preso em 3 de junho de 2000 durante uma briga em uma loja de equipamentos para carro localizada em Royal Oak, Michigan. A discussão ocorreu com Douglas Dail, onde ele puxou uma arma descarregada e manteve-a apontada para o chão. No dia seguinte, em Warren, Michigan, ele supostamente viu a sua então esposa Kim beijando o segurança John Guerrera no estacionamento do Hot Rock Café, e então o agrediu. Foi dada a Eminem uma liberdade condicional de dois anos por ambos os episódios. No verão de 2001, Mathers foi novamente condenado a liberdade condicional por porte ilegal de arma depois de uma discussão com um funcionário da Psychopathic Records. Após uma decisão no tribunal, Eminem foi condenado a pagar uma multa de dois mil dólares e várias horas de serviço comunitário.

Uso de drogas


Eminem já falou abertamente sobre o seu vício em álcool e em medicamentos como Vicodin, Ambien, Valium e Methadone. Uma prova disto é que Proof, integrante do D12, afirmou que Mathers estava "sóbrio" pelo uso de drogas e álcool. No entanto, ele continuou a usar comprimidos de Zolpidem para aliviar problemas de insônia. Tal problema fez Eminem cancelar a parte europeia da Anger Management Tour em agosto de 2005 e entrar em uma clínica de reabilitação para viciados em soníferos.

Em uma entrevista de 2009 com o apresentador britânico Jonathan Ross, Eminem admitiu que no auge do seu vício ele considerou a possibilidade de se suicidar, afirmando que "eu não estava cuidando de mim, às vezes eu queria apenas desistir dessa vida". Ele também comentou que agora está fazendo uso da música para manter sua auto-estima: "Rap era minha droga… Então eu tive que recorrer a outras coisas para me sentir bem. Agora o rap está me deixando em alta novamente.

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidade: Amante brasileira faz revelações sobre Eminem

Fred Durst fala sobre o fim de sua briga com Eminem

Tradução do livro "The Way I Am" 1º Capítulo