Saiba como a Activision conseguiu a primeira música nova do Eminem em anos

Em março, Tim Riley recebeu uma ligação de Paul Rosenberg, empresário de longa data do Eminem, que tinha uma simples pergunta, um pouco enigmática: "O que vocês têm em curso nesse outono?"

Riley conheceu Rosenberg anos atrás de volta em seus dias na indústria da música, trabalhando como A&R para a Jive e outras gravadoras no fim dos anos 90. Em seu cargo atual de vice-presidente de assuntos musicais para a gigante dos video games ActivisionBlizzard, ele tem trabalhado com Rosenberg em múltiplas ocasiões, colocando "Till I Collapse" do Em no trailer de "Call of Duty: Modern Warfare" em 2009, desenvolvendo a edição especial "Renegade" do "DJ Hero" com músicas de Eminem e Jay-Z no mesmo ano, e colocando "Won't Back Down" no trailer de "Call of Duty: Black Ops" em 2010. Quando Rosenberg perguntou a ele o que tinha em curso para o outono, Riley sabia que ele poderia ter só uma coisa em mente.

O lançamento de "Survival" do Eminem no trailer de "Call of Duty: Ghosts" na quarta-feira durante um evento ao vivo em Los Angeles não foi meramente uma parceria, mas uma estreia mundial. Isso marcou a primeira música nova a ser lançada pelo rapper desde o single de Recovery, "Space Bound" em março de 2011. Em sua parceria do rei das vendas da música (mais de 100 milhões de álbuns no mundo até a data) com a franquia mais vendida da indústria dos video games (US$ 1 bilhão arrecadados por "Black Ops 2" em 15 dias), a estratégia da estreia fala ao aumento dos níveis de conforto e acesso que as grandes marcas desfrutam com as maiores estrelas da música.

"Na escala de um jogo como 'Call of Duty' pode ser difícil encontrar um artista compatível em tamanho que se encaixe com a marca", Riley disse. "Nesse caso eu acho que a música e o jogo são uma combinação perfeita. Um ajuda o outro."

Em junho, Riley e os membros de sua equipe foram para Detroit para se reunirem com Eminem e Rosenberg enquanto o artista ainda estava compondo e gravando para seu oitavo álbum solo, ainda sem título. "Survival", produzida por Eminem e DJ Khalil com a participação de Liz Rodrigues do New Royales, foi uma das várias músicas que a delegação da Activision ouviu durante a visita. A letra da faixa deixou claro por que Rosenberg pensou em Riley e no "Call of Duty" em primeiro lugar. Por mais de quatro minutos, Eminem relata suas experiências e triunfos na indústria da música com um refrão monstruoso de Rodrigues, dizendo: "This is survival of the fittest / This is do or die / This is winner takes it all, so take it all" ("Isso é a sobrevivência do mais forte/ Isso é fazer ou morrer/ Isso é o vencedor leva tudo, então leve tudo").
Mas, em questão de produção, a versão de "Survival" tocada no estúdio naquele dia era diferente daquela que estreou online na quarta-feira. Enquanto estava em Detroit, Riley e sua equipe mostraram a Eminem o conceito de arte e cenas do jogo "Ghosts", que o artista aparentemente levou bem a sério. Pelos próximos meses, Eminem entregou cinco versões sucessivas da música, cada uma maior e mais parecida com um hino do que a última. A versão final de "Survival" atualmente passando online e no trailer de "Ghosts", com suas explosões de guitarra pesada e bateria, não tinha sido entregue até terça-feira, e estava "muito diferente" da primeira versão da música, segundo Riley.

"Para alguém no nível do Eminem é uma grande prioridade para nós encontrarmos os parceiros e plataformas apropriadas para expor a música de uma forma incrível",
disse Steve Berman, vice-presidente de longa data e diretor de marketing da Interscope. "Isso pareceu confortável porque [a Activision] entende a arte e sabe como entregar. Eles têm uma base de fãs fervorosos e sua própria pesquisa mostra que Eminem é o artista número 1 entre os jogadores do 'Call of Duty' em termos de filiação."

A Interscope licenciou "Survival" para o uso em "Call of Duty: Ghosts" e seus materiais de marketing relacionados por uma quantia não-divulgada. Embora a música esteja atualmente definida para aparecer no próximo álbum de Eminem, a gravadora ressaltou que esse não será o primeiro single do projeto. Atualmente não há planos de lançar a música para a rádio e iTunes, e Berman descreveu sua distribuição online como parte de uma "campanha viral".

Além de estrear "Survival", a Activision vai co-produzir e financiar um vídeo para a música que será gravado quando Eminem voltar de sua turnê na Europa em setembro. Riley disse que a companhia vai continuar a colaborar com a estrela do rap em outras funções pelo resto do ano, embora ele tenha se recusado a dar mais detalhes. Eminem apareceu em um discurso gravado para o público durante o anúncio de "Ghosts" na quarta-feira.

"Ainda há muito a fazer", Riley disse.

Embora o álbum de Eminem não tenha uma data de lançamento confirmada, sua chegada provavelmente não deve estar longe do lançamento de "Call of Duty", marcado para o início de novembro.

"O tempo deles funcionou bem para nós", Berman disse. "Foi uma oportunidade que não pudemos resisitir."

Créditos á Everything Is Shady
fonte: Billboard.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidade: Amante brasileira faz revelações sobre Eminem

Fred Durst fala sobre o fim de sua briga com Eminem

Tradução do livro "The Way I Am" 1º Capítulo