Eminem é considerado o melhor rapper de 2000 e 2002


Evitando declarar o "melhor de todos os tempos", o site da revista Complex fez uma relação dos melhores rappers ano a ano desde 1979. Obviamente, ícones como LL Cool J, Run DMC, Tupac, Notorious BIG, Jay-Z e Eminem não poderiam ficar de fora.

Eminem foi considerado o melhor rapper dos anos 2000 e 2002. Confira abaixo o que foi publicado pelo site:


2000
Credenciais: The Marshall Mathers LP, participações em "Forgot About Dre" e "Don't Approach Me", três singles clássicos com "The Real Slim Shady", "The Way I Am" e "Stan", se torna o rapper mais controverso no planeta.

Após o imenso sucesso de The Slim Shady LP e 2001 de Dr. Dre, Eminem estava voando alto mesmo enquanto foi dominado pelo alcance de sua recente fama. Em vez de trincar sobre pressão, Marshall tomou um tempo (e drogas) em Amsterdã, voltou para os EUA, e lançou sua obra-prima, The Marshall Mathers LP. Mesmo se não tivesse se tornado um dos discos de rap mais vendidos da história, o álbum ainda seria uma obra de arte conceitual - com Eminem misturando detalhes autobiográficos e fantasias absurdas em resultados de dar arrepios.

Conforme Eminem entrou em seu auge, ele começou a destruir versos com uma tenacidade incomparável para o jogo de palavras, "Sick sick dreams of picnic scenes/Two kids, sixteen with M-16's and ten clips each/And them shits reach through six kids each/And Slim gets blamed in Bill Clint's speech to fix these streets?" O detalhe era vívido e visceral, "And if it's not a rapper that I make it as/I'ma be a fucking rapist in a Jason mask!" Sua música atingiu o nível crítico, comercial e cultural, sem dúvida auxiliado pelo seu cabelo loiro e olhos azuis, mas uma conquista inegável, no entanto.

Singles como "The Way I Am" mostraram o Eminem pelo que ele era. Um homem branco irritado? Claro. Mas também o único rapper que poderia ter um hit pop seguindo as palavras de The 18th Letter (álbum de estréia de Rakim). Em 2000, garoto branco ou não, você tinha que dar o microfone a ele e deixá-lo recitar.

2002
Credenciais: The Eminem Show, a trilha sonora de 8 Mile, três hits no Top 5, teve o álbum mais vendido do ano entre todos os gêneros.

Tudo que você precisa saber sobre onde o Eminem estava em 2002, você pode ouvir no segundo verso de "Till I Collapse". Ele surgiu na cena em 1999 e se tornou o rapper mais louco a pegar o microfone, então em 2002, seu enorme talento era inquestionável. ("You're real and you spit and people are feeling your shit") Tanto que ele percebeu que estava vivendo seu auge ("This is your moment and every single minute you spend trying to hold onto it 'cause you may never get it again") e começou a pensar sobre seu lugar no panteão do hip-hop, preocupado que ele nunca teria os créditos que ele sente que merecia. As pessoas tendem a ficar presas no fato de que Em nomeou Redman (Reggie) na frente de Jay e Biggie em sua famosa lista, mas realmente o detalhe mais crucial é que o Em se coloca por último. Ele estava no mais alto que ele já tinha chegado, mas ainda buscando por outro hit, no topo, mais ainda insatisfeito.

Independente das idéias que estavam passando na cabeça do Em, ele lançou outro álbum monstruoso naquele ano com The Eminem Show. O disco não superou seu anterior criativamente, mas ainda conseguiu ser um de seus álbuns mais acessíveis (pelo menos para os fãs de hip-hop), que por uma vez colocaram suas letras contra um cenário mais próximo do centro sonoro do hip-hop - mostrando apenas quantos anos-luz à frente do rapper comum ele estava.

No entanto, esse álbum pode nem ter sido sua maior conquista naquele ano. Com o lançamento do filme 8 Mile, Slim Shady se tornou um improvável 'campeão do povo', o Rocky do rap. O primeiro single da trilha sonora do filme, "Lose Yourself", se tornou o maior hit do Eminem e uma de suas melhores músicas. "Lose Yourself" resumiu o que fez o Em tão especial. Era uma música de rap sobre o ato físico de rimar, provando que Eminem era e sempre seria um rapper dos rappers, um verdadeiro aluno de Rakim. No entanto, graças a suas habilidades de composição, ela também foi um enorme sucesso pop e fez os americanos de classe média, que de outra maneira nunca iriam interagir com o rap, cantarem junto. Podem haver efeitos colaterais indesejáveis com isso (visto pelo número crescente de rappers brancos), mas o Em ainda pregou o evangelho do hip-hop e fez isso da forma mais autêntica possível.

Foi pouco depois disso que Chris Rock apontou que o melhor jogador de golf era negro, o jogador de basquete mais alto era chinês, e o melhor rapper era na verdade branco.

Confira a lista completa dos Melhores Rappers desde 1979 no site: Complex



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidade: Amante brasileira faz revelações sobre Eminem

Fred Durst fala sobre o fim de sua briga com Eminem

Tradução do livro "The Way I Am" 1º Capítulo